antena caseira pra melhorar seu sinal :D

Antena pringles
 navegando achei um post muito legal sobre antena caseira

eu fiz e funcionou, agora o vizinho vai ter q tomar mais cuidado com a segurança pra nao perder a banda pra melhorar meu sinal wireless

A placa wireless do meu antigo notebook quebrou e acabei comprando um adaptador wireless USB da Dlink.
Depois que troquei de notebook, achei que o adaptador ia virar sucata, jogado num canto daqui de casa. Como estava pesquisando sobre segurança em redes wireless, acabei descobrindo que o maledeto aceitava modo de monitoramento e injeção de pacotes! Faltava um jeito de amplificar o sinal para poder brincar de procurar redes e quem sabe fazer um teste andando com o carro na rua (wardriving). Eis o resultado!


O material para fabricar é simples, eu gastei ao todo R$20,00 para montar:
- 1 lata de batata pringles – R$ 7,50
- 1 pacote de parafusos para prender telha. Essa aqui é a sacada, pois o parafuso tem 20cm de comprimento e já vem com porcas e arruelas – R$ 12,50
- Cola quente (aquelas de silicone) – Já tinha em casa
- Pedaço pequeno de papelão – Já tinha em casa
- Tesoura – Já tinha em casa
- Extensor USB – Já tinha em casa
- Um pouco de criatividade – Sem comentários
Passo 1) Dispositivo de metal para captar sinal
- Divida o parafuso em 4 partes iguais e prenda as arruelas. Eu prendi com cola quente.
- Coloque um parafuso no final da rosca, para servir de suporte para a tampa.
Se você não conseguiu um parafuso, apenas uma peça de metal, cole a tampa.
Receptor de sinal
Passo 2) Corte a lata para encaixar o adaptador wireless USB
- Uma nota importante é que o dispositivo USB tem que ficar exatamente a 8,4 cm da lata.
A onda do sinal wireless é de 2,4 ghz e existe um cálculo para determinar exatamente essa distância. Caso você não esteja usando uma lata de pringles e o diâmetro/comprimento da lata seja diferente, use a calculadora no link abaixo e adapte para suas necessidades.
http://www.saunalahti.fi/~elepal/antenna2calc.php
Há um pouco de teoria nesse link. É sempre bom saber o que se está fazendo :>>
Cantena
Passo 3) Faça um furo bem no meio da tampa da lata de pringles, para encaixar o dispositivo feito no passo 1.
Receptor de sinal
Passo 4) Acoplando os dispositivos
- Corte um disco de papelão um pouco menor do diâmetro da boca da lata e faça um furo no meio. Isso vai garantir que o parafuso de metal não fique balançando na lata.
- Encaixe a tampa da lata de pringles e coloque o parafuso por cima.
- Encaixe o disco de papelão e passe um pouco de cola quente para fixar.
Receptor de sinal
Passo 5) Coloque o dispositivo dentro da lata, o resultado, na figura abaixo
Receptor de sinal Wireless
Passo 6) Encaixe o adaptador USB dentro do buraco, deixando bem perto do parafuso (não deixe encostar) e coloque umas tiras de papelão para segurá-lo para que não caia. Se quiser, passe um pouco de cola quente só para fixar.
Cantena
O resultado final, tem que ficar parecido com isso. Agora está na hora de testar!!!
Antena pringles
Sinal wireless
Essa é a imagem no Windows, mas existe um utilitário melhor pra medir sinal e qualidade dos AP’s, fazendo diferenciação por canal, chamado NetStumbler!
http://www.netstumbler.com/
Comentários importantes:
- Essa antena é do tipo YAGI, tem um alcance maior, mas cobre uma área menor (360 graus).
- Esse modelo é uma adaptação do tutorial original, que tem um conector “N” fêmea e um fio de cobre no lugar do adaptador usb, para usar em placas wireless que tenham suporte à antena externa.
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=40353
- Vi posts em fóruns que alguns caras melhoraram essa antena de pringles, trocando por uma lata de óleo (daquelas antigas – Lisa, Mazola, etc).
- Há outros tipos de antena, como as omnidirecional. Dá pra montar um AccessPoint e alcançar boas distâncias com equipamentos baratos e caseiros.
Façam bom proveito!

17 Loucos comentaram

  1. vlw em borther.... mas eu tenho um problema. Aqui onde eu moro é uma pensão aew tem o moden com internet e tudo, só que aqui no meu quarto tem muita barreira porque ele é meio escondido. mas 5 metros da porta dele aqui na cozinha ela pega super de boa, aaew queria saber se tem como eu fazer essa função e colocar como antena....
    abrass

    Vitor HUgo

  2. Eu nunka vi nada parecido pois vc não detalha que tipo de adaptador vc usa ali na lata pringles...o que vc usou pra conectar o conector USB na lata pringles???vc usou uma super cola que emite ondas de 2.4 GHZ ???IHAIUHIUASIUHAUHS...isso é muito bizarro...que tipo de conector vc usou lá na lata pringles em???todo mundo aqui quer saber...sabia disso???pois pelo que vc me passou lá dentro da lata pringles não tem nenhum circuito de recepção ou circuito de placa wireless...vc enganou todos em menos eu...

  3. mesmo q a antena fosse feita atraves de um cabo pigtail nao haveria contato com o parafusso na lata, essa foi apenas uma modificação no projeto original.(troca do cabo pigtail por um dispositivo USB). osb.: e funciona sim, eu tenho um.

  4. cara isso funciona sim eu testei, ok .. agora eu fiz outra postagem sobre isso "antena caseira...[2]"
    procura na categoria "faça voce mesmo"

Faça um Comentário